COP-16 é lugar de cristão?

Hoje, peço licença a vocês, mas vou falar sobre a representação cristã dentro do evento como a COP 16.

Infelizmente, fica claro que o as organizações cristãs no varejo e a liderança evangélica no atacado não sabem da importância daquilo que está sendo discutido em eventos como a COP.

Os relacionamentos, boa parte dos valores, as indústrias, as relações entre os países e tantas outras coisas serão afetadas num futuro muito próximo e a igreja cristã não está realmente presente nestas discussões, ou pior, nem sabe o quem está construindo o futuro do mundo.

Existe todo um fundo sociológico, ideológico e até teológico em um encontro como a COP 16. que vem sendo amplamente ignorado pela cristandade. É verdade que há muitas exceções.
Porém, é incrível como nos afastamos dos assuntos mais importantes a serem discutidos atualmente e vivemos dentro do nosso mundo “eclesiástico”.

Para mim é incompreensível não termos estes assuntos na agenda de nossas comunidades cristãs. Nós estamos desplugados dos temas atuais e de futuro da humanidade, o que nos faz correr o risco de perdemos a relevância de nossa mensagem, pois falamos de algo que já não pertence à realidade de grande parte das pessoas no mundo: Adianta fazer evangelismo para uma nação insular que irá sumir devido às mudanças climáticas e que não tem lugar para enviar os seus 12 mil cidadãos? Quem irá recebe-los?

Não vou me prolongar nesta discussão, pois o espaço aqui não seria suficiente. Deixo isto um debate com meus amigos e companheiros teólogos.

Contudo, graças a Deus que temos Tearfund, Christian Aid, World Vision e outras organizações que mantêm a chama do Evangelho transformador e redentor de vidas, e não apenas de almas.

MARCOS CUSTODIO, diretor de A Rocha Brasil.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Mudança Climática, Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s