Brasil oficializa plano sobre mudança climática na COP-16

A 16ª edição da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16) chegou ao final na última sexta, 10 de dezembro, com a oficialização de um plano do Brasil relacionado à mudança climática e que prevê a redução de emissão de CO2 de 730 milhões de toneladas até 2020.

Segundo os conferencistas reunidos em Cancún (México), a redução é referente às emissões feitas pelo setor da agricultura, que seria responsável por 14% das emissões de gases que causam o efeito estufa, segundo informações das Nações Unidas.

Além disso, como resultado da COP-16 foi aprovado um fundo de ajuda para os países em desenvolvimento, o “Fundo Verde”, que destinará R$ 170 bilhões por ano para as nações mais pobres, que deverão empregar o montante no combate às mudanças climáticas.

Também foi adotado um pacote de medidas batizado de “Acordos de Cancun”. O mesmo tem o objetivo de conter a emissão de gases de efeito estufa (a entrar em vigor após o término da validade do Protocolo de Kyoto, em 2012). O novo acordo prevê um sistema de maior prestação de contas, por parte dos governos, sobre o combate ao aquecimento global.

Além disso, os países comprometeram-se a ações concretas para proteger as florestas do mundo.

Os “Acordos de Cancun” ainda não são um instrumento jurídico vinculante, como o é o Protocolo de Kyoto, e não foram estipulados compromissos muito precisos. Os próximos ajustes serão em Durban (África do Sul), no final do ano que vem.

Para 2012 as Nações Unidas irão realizar, no Rio de Janeiro, outra conferência sobre Mudança Climática. O evento, intitulado Rio + 20, irá comemorar os 20 anos da Eco-92, além de avaliar os progressos alcançados desde 1992 na proteção do meio ambiente.

Notícia da Rádio Vaticana

Anúncios
Esse post foi publicado em Mudança Climática, Notícia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Brasil oficializa plano sobre mudança climática na COP-16

  1. Sou apaixonado pelo assunto data em tela, e estou procurando ler tudo referente ao ao Meio Ambiente e Sustentabilidade pois no ano de 2011 estarei fazendo um curso de Sustentabilidade.
    Parabéns! gostei e aprovei os comentários.

  2. Dorgival Gouveia Oliveira disse:

    Sou batista e sou feliz porque pertenço esta instituição que se chama convenção batista brasileira. Sou pastor da quarta igreja batista em Governador Valadares e neste momento estou indo indo fazer uma visita as nossas autoridades de meio ambiente para planejarmos ações para 2011. Queremos envolver toda nossa sociedade valadarense e instituições. Que Deus nos abençõe. Graça e paz em nome do Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s