Jesus e a Terra

Atendendo a um pedido da Lidiane Ferreira, estamos disponibilizando uma resenha do livro “Jesus e a Terra”, da editora Ultimato, que foi publicada na revista Casal Feliz no primeiro trimestre de 2011. Bom proveito!

“Um dos conceitos mais trabalhados atualmente pela publicidade para a venda de produtos voltados para a família é o da garantia de um futuro melhor. As empresas fazem isto pois sabem que não há pai ou mãe que não tenha entre suas principais preocupações a garantia da segurança futura de seus filhos.

É comum ver homens e mulheres trabalhando duro para oferecerem a seus descendentes educação de qualidade, saúde integral e diversão saudável, enfim, uma vida melhor do que a que tiveram.

Porém, nesta corrida as pessoas nem sempre atentam para o fato que todo este investimento pode ser em vão caso o cuidado com o planeta não seja implementado da forma adequada.

Infelizmente, o cuidado com o meio ambiente ainda é uma questão pouco trabalhada entre os cristãos. Com o intuito de colaborar com um debate tão necessário é que o bispo anglicano James Jones escreveu o livro 1Jesus e a Terra1.

Apesar de não ser uma obra voltada especificamente para a família, pois tem um caráter teológico, a importância da mesma está no fato de tratar de uma questão que cada vez mais deve ser alvo das atenções das famílias cristãs.

No decorrer desta obra, James Jones apresenta reflexões baseadas nos Evangelhos e com as quais se esforça para elaborar uma ética ambiental.

Segundo o autor, pouco adianta a humanidade trabalhar duro para tentar garantir todas facilidades oferecidas pela sociedade moderna enquanto o mundo continua a ser degradado em alta escala. Sem um mundo em harmonia ambiental dificilmente as próximas gerações terão condições de vida melhores que as atuais.

Além disso, o autor destaca a responsabilidade da igreja ante a questão ecológica. Para James Jones, este papel está definido nas próprias palavras de Jesus, que ‘não apenas estava ligado à terra, mas também via sua missão exatamente como uma ligação da terra com o céu’.

Contudo, a obra não fica apenas no campo das abstrações, mas no final apresenta uma série de sugestões para a promoção de uma vida mais sustentável, tanto em casa, como no trabalho, na rua e nas compras.

Pais que realmente desejam garantir um futuro melhor para seus filhos devem considerar o fato de que a questão ambiental é elemento fundamental para alcançar este objetivo”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Igreja, Recursos, Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Jesus e a Terra

  1. Acabei comprando este livro que vocês indicaram! Ainda não o li, mas vou lê-lo em breve. Obrigada pela dica! Deus abençoe e abraço!

  2. TUITI TAMANDARE DE LIMA disse:

    O Livro foi indicado, lido analisado e resenhado no Curso de Pós de Teologia da FLAM com parceria da Universidade de Londrina, PR. no Curso Eco-Teologia, a Fé Cristã e o Meio ambiente.
    Tuiti Tamandaré de Lima, São Paulo, Capital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s