Vida plena

Nos próximos cinco anos, já começando por 2011, os batistas brasileiros terão como ênfase geral a busca pela vida plena (um viver abundante). Esta ênfase, que tem base nos ensinos de Jesus apresentados no texto de João 10.10, possui um enorme potencial de transformação, tanto da própria igreja como da sociedade a sua volta.

Isso pode ser afirmado porque a expectativa é que aqueles que se envolverem com esta ênfase nos próximos anos possam vir a ter uma nova postura frente à criação do Senhor, de maior compromisso com o estabelecimento do Reino de Deus em todos as instâncias de seu viver.

Dentro desta dinâmica, no ano de 2011 os batistas brasileiras se voltarão de forma especial para o cuidado do meio ambiente, um dos temas de maior importância e urgência da contemporaneidade. No entanto, a busca pela vida plena e abundante não se limita apenas a esta questão, mas abarcará nos próximos anos ênfases como o cuidado com o corpo e o cuidado da criança e do adolescente. Isto certamente fará com que os crentes batistas sejam incitados a entenderem que a vida cristã não se manifesta apenas em algumas esferas de seu viver, dentro de um templo ou apenas em um dia da semana, mas sim em todas as instâncias e momentos.

Contudo, a igreja atual, em muitos casos, ainda tende a se relacionar com a criação de Deus de forma pontual e dualista. Esta perspectiva, produto direto da cosmovisão grega que por muitos anos prevaleceu, cria muitas dificuldades para o estabelecimento de uma perspectiva holística da vida.

Assim, a ênfase na vida plena e bundante pode ser considerado um grande desafio, mas um desafio que oferece uma grande oportunidade, oportunidade de a igreja se repensar e assumir um compromisso claro para buscar ser relevante em todas as instâncias da vida com Cristo.

Para isto, não podemos deixar de ter em mente que o chamado de Jesus é para uma vida em abundância, tanto na religião, como na família, como no trabalho, como nos estudos, como na música, como nos relacionamentos, como na política, como no cuidado da criação de Deus, como nas artes, enfim, em todas as instâncias da nossa existência.

Assim, que possamos pedir dia a dia ao Senhor a coragem e a fé necessárias para vivermos com toda a intensidade a vida abundante preconizada por Cristo Jesus.

Editorial da edição de 9 de janeiro de 2011 de O Jornal Batista.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, OJB. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s